Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Mário Costa e Raquel Queirós carimbam triunfo na Taça
BTT
Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) conquistaram hoje a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), mas a quinta e última prova pontuável, disputada em Avis, foi ganha por Daniel McConnell e Githa Michiels, ambos da Primaflor Mondraker Rotor.

A menos de um ano dos Jogos Olímpicos, a prova do norte do Alentejo recebeu vários corredores de bom plano internacional, que, em busca de pontos de qualificação para Tóquio, enriqueceram o nível competitivo da última prova da Taça de Portugal de XCO 2019.

A corrida masculina foi uma luta a três. Mário Costa começou por isolar-se na dianteira, mas o australiano Daniel McConnell e o português David Rosa (Massi) geriram melhor o esforço. O corredor da Oceânia foi o mais forte, cortando a meta com 30 segundos de vantagem sobre Rosa e com 59 segundos à melhor sobre Costa. Nas contas da Taça de Portugal, a corrida de Avis permitiu a Mário Costa impor-se entre a elite masculina. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu a Taça em sub-23.

A prova de elite feminina teve uma dominadora clara, a belga Githa Michiels. A australiana Rebecca McConnell, colega de equipa da vencedora na Primaflor Mondraker Rotor, foi quem deu mais luta, mas, ainda assim, terminou a 4m42s. A melhor portuguesa foi Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), terceira classificada, a 12m12s. A campeã nacional juntou, assim, a Taça de Portugal de elite e de sub-23 ao título nacional de elite, na época em que se estreou na categoria de sub-23.

Em juniores também chegou de fora o vencedor da etapa de Avis. Foi o francês Alex Riboulet (Scott Creuse Oxygen Gueret), que cortou a meta com 34 segundos de vantagem sobre Tiago Coelho (Maiatos). Tiago Sousa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o terceiro, a 4m57s, um resultado suficiente para conquistar a Taça de Portugal em juniores.

Ana Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fez o pleno nas juniores femininas, vencendo hoje a quinta prova em outras tantas corridas disputadas. Por isso, é a vencedora da Taça de Portugal na sua categoria etária.

A corrida de cadetes masculinos foi determinante para encontrar o vencedor da geral. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais forte em Avis e, desse modo, substituiu André Rocha (ACDRRBTT/LROpticas/RJGroup) no topo da geral. O mesmo aconteceu em cadetes femininas. Ou seja, Íris Chagas (BTT Loulé/Elevis) triunfou na prova deste domingo, resultado que lhe valeu subir ao primeiro lugar da geral, de onde desalojou a colega de equipa Laura Simão.

Entre os veteranos, os vencedores de hoje em master 30, André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), e em master 50, António Sousa, conquistaram a Taça de Portugal. Em master 40 masculinos, o melhor em Avis foi Hugo Moreira, mas a Taça foi para Davide Inácio (Automóveis Ribeiro/GDVP). No setor feminino, Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) ganhou a geral, mas a vitória em Avis pertenceu a Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás).

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o melhor paraciclista no Alentejo e também foi ele o vencedor da Taça de Portugal.

Coletivamente, a Taça de Portugal vai ornamentar a sala de troféus da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde.

Classificações completas: Clique Aqui

Ranking: Clique Aqui
2019-09-15 - 16:16:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 2 novembro 2019
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais