Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Rota da Filigrana vai unir Gondomar e Póvoa de Lanhoso
Estrada
A Rota da Filigrana foi apresentada esta terça-feira em Gondomar. A primeira edição da nova competição, que assinala a ligação entre dois concelhos que promovem a marca registada "Filigrana de Portugal", pressupõe a criação da Clássica Rota da Filigrana, destinada às categorias de Elite e Sub-23 e do GranFondo Rota da Filigrana e apresenta-se como resultado de um protocolo entre o Município de Gondomar, o Município da Póvoa de Lanhoso, o Boavista Ciclismo Clube, enquanto entidade organizativa, e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A Clássica Rota da Filigrana, corrida de Elites e Sub-23, animará a parte final do calendário e disputa-se no dia 14 de setembro, na distância de 132 quilómetros. Partirá de Gondomar, junto ao Pavilhão Multiusos e segue pela margem do Douro antes do desvio em direção a Penafiel, seguindo por Paredes, Lousada, Felgueiras e Fafe estando a chegada prevista para as 16h40 na Avenida 25 de Abril. O percurso, com três contagens de montanha - Penafiel, Barrosas e Felgueiras - apresenta um acumulado de subida de 2200 metros. O "GranFondo" Rota da Filigrana está agendado para o dia seguinte, 15 de setembro, estando previstos 112 quilómetros de competição aberta a qualquer participante. O acumulado deste evento cifra-se na mesma ordem de grandeza da corrida dos profissionais, ou seja, em redor dos 2200 metros de acumulado.

Os eventos velocipédicos da Rota da Filigrana foram apresentados na Casa Branca de Gramido, diante de uma plateia de figuras fortes ligadas ao ciclismo em Gondomar, entre ex-atletas, dirigentes e comissários naturais daquele concelho. Reconhecendo algumas da figuras presentes, Marco Martins, presidente da edilidade anfitriã, fez menção da tradição velocipédica entre os gondomarenses, mencionado, no exercício das suas funções, ser “uma honra para Gondomar poder ampliar essa tradição”. Avelino Silva, presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, congratulou-se para mais um protocolo assinado com o município de Gondomar, com quem partilha a Rota da Filigrana, desejando o maior sucesso para os eventos desportivos. Por sua vez, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo falou "num ciclismo que tem o condão de unir territórios" e cuja natureza é "cada vez mais aberta e participada".
2019-05-15 - 10:10:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 2 novembro 2019
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais