Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Taça de Portugal Jogos Santa Casa vai decidir-se na Clássica Aldeias do Xisto
Estrada
O ciclismo está de volta às Aldeias do Xisto numa prova repleta de emoção. Os 154 quilómetros que vão ligar as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno (Sertã) e Gondramaz (Miranda do Corvo) vão decidir o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, de Elite e sub-23. A Clássica Aldeias do Xisto vai juntar a nata do pelotão nacional num percurso exigente que promete um excelente espetáculo desportivo.

No próximo dia 1 de maio as Aldeias do Xisto vão ser palco da terceira edição da “Clássica Aldeias do Xisto”, a prova final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Será uma corrida adequada para trepadores, levando a caravana pelas paisagens extraordinárias da região.

O percurso deste ano junta as aldeias de Pedrógão Pequeno e Gondramaz, num total de 145 km que percorrerão algumas das mais incríveis paisagens do país, com passagens por algumas localidades da região Centro, nomeadamente Sertã, Troviscal, Mosteiro, Oleiros, Cambas, Portela do Gavião, Pampilhosa da Serra, Serpins, Casal de Ermio, Semide, Miranda do Corvo e Quebrada.

Com início marcado para as 12h00, a chegada está prevista para, aproximadamente, as 16h30 em Grandramaz. O trajeto tem um acumulado de subida de 2750 metros, incluindo quatro prémios de montanha: Sertã (4ª categoria, ao quilómetro 16,1), Portela do Gavião (3ª categoria, ao quilómetro 63,6), Pampilhosa da Serra (2ª categoria, ao quilómetro 80) e Gondramaz (2ª categoria, coincidente com a meta).

A subida final tem 5,5 quilómetros de extensão e uma inclinação média de 8,5 por cento. Adivinha-se que seja o momento certo para os ataques certeiros, visando a vitória na Clássica, mas também na classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Depois de duas provas pontuáveis já realizadas, o comando da Taça está em posse de dois corredores que não poderão competir nas Aldeias do Xisto, Rui Oliveira e Jonathan Lastra. Olhando à classificação geral e ao perfil da Clássica Aldeias do Xisto, os principais candidatos à conquista da Taça de Portugal Jogos Santa Casa são Raúl Alarcón e João Rodrigues (W52-FC Porto), David de la Fuente (Aviludo-Louletano) e Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).

Inserida no projeto Cyclin' Portugal, a Clássica Aldeias do Xisto afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

O calendário Cyclin' Portugal 2019 inclui ainda eventos como o Campeonato da Europa de Downhill, que decorre entre os dias 2 e 5 de maio na Pampilhosa da Serra.

Informação detalhada: Clique Aqui

Ranking da Taça de Portugal: Clique Aqui
2019-04-10 - 11:11:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais