Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Equipa técnica reforçada planeia a época em Anadia
Equipa Portugal
A equipa técnica nacional reuniu-se hoje, pela primeira vez em 2019, na Academia Nacional de Ciclismo, em Anadia. A reunião, de planeamento da nova época, contou já com um reforço, a selecionadora nacional de ciclismo feminino, Ana Rita Vigário.

Numa temporada de grande intensidade competitiva, tendo em conta as necessidades de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, o trabalho de base também está em franco desenvolvimento. Foi nesse sentido que a Federação Portuguesa de Ciclismo criou o cargo permanente de selecionadora de ciclismo feminino.

“A prioridade é a formação competitiva e o acompanhamento das corredoras. Iremos fazer vários estágios ao longo do ano, o primeiro já na próxima semana. Vamos trabalhar de forma próxima com ciclistas das categorias de cadetes até elite. Além das concentrações, iremos correr em Espanha, procurando abrir horizontes e proporcionar novas experiências competitivas. Temos a ambição de participar também com bons desempenhos no Mundial e no Europeu”, explica Ana Rita Vigário, cuja principal responsabilidade é a seleção feminina de estrada, dando apoio aos selecionadores de pista e de BTT no acompanhamento das ciclistas daquelas vertentes.

Além de Ana Rita Vigário, a reunião de hoje juntou os selecionadores nacionais de estrada, José Poeira, de BTT, Pedro Vigário, de paraciclismo, José Marques, e de pista, Gabriel Mendes, que é também o coordenador técnico nacional, com o apoio de José Luís Algarra. O presidente da Federação, Delmino Pereira, e o diretor Sérgio Sousa, também participaram no encontro.

A qualificação para Tóquio é a prioridade de trabalho para as diversas vertentes, marcando já os compromissos internacionais da Equipa Portugal nas próximas semanas. De 11 a 13 de janeiro, Telmo Pinão participa na competição internacional de paraciclismo na vertente de pista, que vai realizar-se em Manchester, Inglaterra. A ideia é aprofundar o trabalho para garantir a qualificação para os Jogos Paralímpicos.

A Equipa Portugal de pista corre, em janeiro, duas etapas da Taça do Mundo. De 18 a 20 a competição acontece em Cambridge, Nova Zelândia, enquanto de 25 a 27 o palco será Hong Kong.

Entre 26 e 29 de janeiro é a Seleção Nacional de BTT que vai bater-se por pontos de qualificação olímpica, apresentando-se na corrida de quatro etapas do Club la Santa, em Lanzarote, Espanha.

As metas na estrada são diferentes, dado que a qualificação para Tóquio faz-se, essencialmente, por via dos resultados dos corredores nas principais provas internacionais, a disputar por equipas e não por seleções. No entanto, o trabalho de base é fundamental, daí que, anualmente, o apuramento para a Volta a França do Futuro é uma meta a atingir.

A presença na Volta a França do Futuro depende da pontuação na Taça das Nações de Sub-23. Para isso, a Equipa Portugal de Sub-23 inicia a época mais cedo do que é habitual, participando, de 4 a 9 de fevereiro, no Tour de l’Espoir, corrida da Taça das Nações que se realiza nos Camarões.
2019-01-03 - 15:15:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais