Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
A Volta ao Algarve é para corredores completos
Estrada
O percurso da 41.ª edição da Volta ao Algarve, que vai disputar-se entre 18 e 22 de fevereiro, já está delineado. É um traçado que dá oportunidades a todo o tipo de corredores, mas que só permite que a prova seja ganha por um ciclista completo.

A Volta ao Algarve arranca com uma etapa de 168 quilómetros, entre Lagos e Albufeira, que se prevê adaptada às caraterísticas dos sprinters.

Os candidatos ao triunfo final da corrida terão de movimentar-se na segunda tirada, 192 quilómetros desde Lagoa até Monchique, com uma fase final muito dura, que conta com uma contagem de montanha (4,6 quilómetros com 7,6 por cento de inclinação média) a 5,8 quilómetros da meta.

Ao terceiro dia é a vez de os contrarrelogistas puxarem pelos galões, uma vez que terão pela frente um exercício individual de 18,2 quilómetros, com partida de Vila do Bispo e chegada ao Cabo de S. Vicente. Apesar de o início e o final serem comuns ao contrarrelógio da edição transata, o de 2015 será mais extenso, em estrada plana e em bom estado.

A quarta tirada é considerada a etapa rainha, pela extensão e pela dificuldade. O tiro de partida será dado em Tavira e o risco de meta está colocado no alto do Malhão, depois de percorridos 212 quilómetros. A viagem termina com a curta mas muito inclinada subida ao Malhão (2,6 quilómetros com inclinação média de 9,6 por cento), na segunda passagem pela montanha de Loulé.

A 41.ª edição da Volta ao Algarve termina com novo convite para que os sprinters brilhem, dado que os 178 quilómetros, que vão ligar Almodôvar a Vilamoura, não apresentam dificuldades montanhosas.

A Volta ao Algarve de 2015 totalizará 768,2 quilómetros, num percurso desportivamente equilibrado que mostrará o interior e o litoral algarvio, locais propícios às competições velocipédicas mas também aos estágios de pré-temporada e de início de época.

Etapas
1.ª Lagos – Albufeira, 168 km
2.ª Lagoa – Monchique, 192 km
3.ª Vila do Bispo – Cabo de S. Vicente, 18,2 km (C/R)
4.ª Tavira – Malhão, 212 km
5.ª Almodôvar – Vilamoura, 178 km
2014-12-18 - 17:24:57
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais