Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Ricardo Marinheiro e Ana Azenha gloriosos vencedores
Ciclismo para Todos


A edição do centenário da Subida à Glória, disputada na noite desta sexta-feira, teve de tudo: muito público, emoção, corredores profissionais, ciclistas amadores e do quotidiano, homens e mulheres participantes, heróicos vencedores, dignos concorrentes e até aquilo por que todos esperavam, um novo recorde, estabelecido por Ricardo Marinheiro.

O betetista escalou os 265 metros da Calçada da Glória em 39,76 segundos, pulverizando o anterior melhor registo, que fora estabelecido por Alfredo Piedade, em 1926. Os 55,400s de Piedade foram, aliás, batidos por 27 dos cerca de 150 concorrentes da edição do centenário, provando-se que, com melhores métodos de treino e com a evolução tecnológica, é sempre possível ir mais além.

A noite de sexta-feira foi perfeita para Ricardo Marinheiro, pois o ciclista de Mafra não se limitou a alcançar o melhor tempo na subida cronometrada, que serviu para apurar os quatro semifinalistas. Marinheiro também foi o vencedor absoluto masculino, batendo Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda) na final. A corrida pelo terceiro lugar foi ganha por Luís Fernandes (OFM-Quinta da Lixa), que se superiorizou a José Borges (ASC/Bike Zone).

O setor feminino assistiu também ao domínio absoluto de uma concorrente, neste caso, da líder da Taça de Portugal de estrada, Ana Azenha (CC Bairrada). A corredora residente no Centro de Alto Rendimento de Anadia fez o melhor tempo feminino no contrarrelógio, 1m06,07s, antes de ganhar a meia final e também a final. Isabel Caetano (CSM Epinay), apesar do segundo melhor registo no contrarrelógio, teve de contentar-se com a terceiro posição, já que foi desfeiteada, na meia final, por Filipa Fernandes (BTT Seia), que conseguiu o segundo lugar.

Os vencedores desta que poderemos considerar a clássica mais pequena do mundo tiveram direito a um troféu com cerca de 5 quilogramas, que promete ser tão icónico e marcante como o paralelo do Paris-Roubaix, uma vez que se trata de uma secção de carril de elétrico recuperado.

Mais do que uma competição, a edição do centenário da Subida à Glória foi uma enorme festa, cumprindo na perfeição o objetivo de levar a bicicleta e o ciclismo ao quotidiano lisboeta, desta feita, contribuindo para animar ainda mais uma noite de sexta-feira no Bairro Alto. Por isso, todos os corredores concluíram a corrida são heróis e receberão um diploma com o respetivo tempo. Os autores dos cem melhores tempos vão ser contemplados com um livro sobre a Volta a Portugal, da autoria de Ana Santos, cortesia da CIES-IUL. O autor do pior tempo, Alex Santos, que trepou em 3m41,90s, não foi esquecido e ganhou uma bicicleta, oferecida pela Conferência Internacional da História do Ciclismo.


A Subida à Glória foi organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, pela Associação de Ciclismo de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, funcionando como festa de encerramento da Conferência Internacional da História do Ciclismo, que decorreu na capital, na última semana. A Liberty Seguros e o Licor Beirão foram os patrocinadores principais, enquanto a Carris foi um parceiro privilegiado, uma vez que encerrou por uma noite o Ascensor da Glória, Monumento Nacional, para deixar a calçada livre para os ciclistas.

Classificação Completa: Clique Aqui

Galeria Fotográfica: Clique Aqui
2013-05-18 - 19:09:10
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais